A Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo – FapUnifesp, contratada pela Universidade Federal de São Paulo, Contrato nº 139/2024. processo nº SEI 23089.026449/2024-56, com o objetivo de apoiar o projeto "Aplicação da Metodologia de rastreamento da capacidade de resiliência climática em planos setoriais e temáticos — Water Resilience Tracker", torna pública a abertura de inscrições destinadas a selecionar recursos humanos para apoio técnico ao referido projeto, conforme perfis e atividades descritos a seguir:
1.
DESCRIÇÃO DAS VAGAS
Função | Código da Vaga | Regime das atividades | Resumo das Atribuições | Escolaridade mínima | Quantidade de Vagas | Valor Mensal Bruto (R$) | Duração do contrato |
Pesquisador Pleno 1 Brasília | PESQ_1 | Híbrido (atividades remotas e disponibilidade | Conforme parágrafo 1.2 | Doutorado concluído e pós doc em curso | 1 (uma) | R$ 9.000,00 | 3 (três) meses |
Pesquisador Pleno 2 | PESQ_2 | Híbrido (atividades remotas e disponibilidade | | Mestrado concluído | 1 (uma) | R$ 4.822,25 | 3 (três) meses |
Bolsista de Graduação | GRADUAÇÃO | Híbrido (atividades remotas e disponibilidade para atuar presencialmente na região do projeto, conforme necessidade) | | Graduação concluída ou em curso | 1 (uma) | R$ 1.446,68 | 3 (três) meses |
Apoio Técnico | APOIO_TEC | Híbrido (atividades remotas e disponibilidade para atuar presencialmente na região do projeto, conforme necessidade) | | Ensino Médio concluído | 1 (uma) | R$ 1.200,00 | 3 (três) meses |
Apoio Técnico à Pesquisa | APOIO_TEC_PESQ | Híbrido (atividades remotas e disponibilidade | Conforme parágrafo 5.2 | Graduação concluída | 1 (uma) | R$ 1.200,00 | 3 (três) meses |
1.1. Compreende-se como perfil de candidatos(as) ao processo seletivo deste edital aquele(a)s que:
Pesquisador - Pleno 1
1.1.1. Tenham concluído doutorado nas áreas/temas de desenvolvimento sustentável, meio ambiente, sociodiversidade, ecologia política e áreas correlatas;
1.1.2. Tenham experiência acadêmica e/ou prática em pesquisa qualitativa e quantitativa, análise de situação, análise institucional e análise de risco; participação social e de povos e comunidades tradicionais, inclusão social, geoprocessamento, preparaçäo e facilitação de reuniões, sistematizaçäo das reuniões e seus resultados; elaboração de relatórios propositivos.
1.1.3. Residam em Brasília
1.2.1 Participar do treinamento metodologia Water Tracker para posterior aplicação;
1.2.2. Trabalhar de forma integrada com o Pesquisador(a) Coordenador(a) Pleno 2;
1.2.3. Realizar análise de situação, institucional e de risco;
1.2.4. Subsidiar e apoiar com documentos, a organização das reuniões com os pontos focais do GTT e setores chaves;
1.2.5. Realizar a consolidação e sistematização dos resultados das reuniões bilaterais e levantamento bibliográfico, inclusive com uso de ferramenta de geoprocessamento;
1.1.6. Elaborar os relatórios com pontos sensíveis identificados com os membros do GTT;
1.1.7. Realizar e apresentar análise de situação e análise institucional a partir do resultado dos itens anteriores;
1.1.8. Aplicar a metodologia Water Resilience Tracker em pelo menos 21 planos setoriais ou temáticos;
1.1.9. Apoiar a elaboração de relatório sobre o resultado da da aplicação da metodologia Water Resilience Tracker em pelo menos 21 planos setoriais ou temáticos na forma de texto e com esquemas, quadro, tabelas, mapas e ilustrações que facilitem e sintetizem os resultados;
1.1.10. Desenvolver e implementar metodologia de engajamento de povos e comunidades tradicionais quando necessário nas reuniões previstas.
1.1.11. Fornecer subsídios para elaboração de relatórios mensais, contendo o detalhamento do desenvolvimento dos trabalhos, metas e desempenho;
1.1.12. Participar de reuniões mensais de equipe da UNIFESP e MMA para alinhamento de planejamento, dos trabalhos realizados, monitoramento dos resultados e eventuais ajustes necessários e de reuniões eventuais que precisem ser realizadas;
1.1.13. Elaborar proposta de recomendações para a continuidade futura do projeto;
1.1.14. Participar de todas as atividades necessárias para execução do Projeto;
1.3. Será disponibilizada 1 (uma) vaga, em Brasília.
Pesquisador - Pleno 2
2.1. Compreende-se como perfil
de candidatos(as) ao processo seletivo deste edital aquele(a)s que:
2.1.1. Tenham concluído mestrado ou MBA nas áreas de administração, desenvolvimento de estratégias, gestão de projetos e áreas correlatas;
2.1.2. Tenham experiência prática em análise documental, aplicação de treinamentos, preparação de reuniões bilaterais, facilitação de reuniões; sistematização das reuniões e seus resultados; elaboração de relatórios, preparação, facilitação e follow-up de reuniões, levantamento e análise de arcabouço legal no âmbito da água e meio ambiente e desejável que tenha experiência internacional de formação ou trabalho na área do projeto. Residente em Brasília.
2.2. São atribuições da(o) Pesquisador(a) Coordenador(a) Pleno 2:
2.2.1. Participar do treinamento metodologia Water Tracker para posterior aplicação;
2.2.2. Trabalhar de forma integrada com o Pesquisador(a) Coordenador(a) Pleno 1;
2.2.3. Apoiar a organização e promover a facilitação de reuniões com os pontos focais do GTT e setores chaves;
2.2.4. Identificar os setores chaves para além do GTT;
2.2.5. Realizar inventário dos instrumentos/ferramentas legais vigentes, relacionados ao clima, meio ambiente, recursos hídricos, desertificação/seca, biodiversidade e desastres (inclui políticas e decreto nacionais e estaduais, regulamentos, planos e marcos internacionais), identificando as complementariedades e conflitos entre eles;
2.2.6. Identificar nos planos setoriais/temáticos vigentes de cada setor;
2.2.7. Elaborar os relatórios com pontos sensíveis identificados com os membros do GTT e setores chaves;
2.2.8. Elaborar relatório de sistematização de informações;
2.2.9. Apresentar possíveis áreas de cooperação e áreas de desafios/obstáculos em relação ao uso da água;
2.2.10. Fornecer subsídios para elaboração de relatórios mensais, contendo o detalhamento do desenvolvimento dos trabalhos, metas e desempenho;
2.2.11. Participar de reuniões mensais de equipe da UNIFESP e MMA para alinhamento de planejamento, dos trabalhos realizados, monitoramento dos resultados e eventuais ajustes necessários e de reuniões eventuais que precisem ser realizadas;
2.2.12. Elaborar proposta de recomendações para a continuidade futura do projeto;
2.2.13. Participar de todas as atividades necessárias para execução do Projeto;
2.3. Será disponibilizada 1 (uma) vaga
Bolsista de Graduação
3.1. Compreende-se como perfil de candidatos(as) ao processo seletivo deste edital aquele(a)s que:
3.1.1. Estejam cursando pós-graduação, regularmente matriculados na Unifesp, nos cursos de geografia, engenharia civil, ambiental ou florestal, gestão ambiental, ecologia, biologia e áreas afins;
3.1.2. Tenham experiência comprovada com ferramentas de geoprocessamento;
3.1.3. Tenham pensamento holístico
3.1.4. Possuam computador de uso pessoal e acesso à internet em alta velocidade com software de geoprocessamento
3.2. São atribuições da(o) Bolsista Graduação:
3.2.1. Participar de todas as atividades necessárias para execução do Projeto.
3.2.2. Assistir a Coordenação do Projeto Aprimoramento das técnicas e estudos para a criação de um catálogo de parâmetro para a regulação nas atividades executivas da pesquisa e da gestão dos dados e acervos;
3.2.3. Participar das reuniões de equipe para alinhamento dos trabalhos realizados e monitoramento dos resultados.
3.3. Será disponibilizada 1 (uma) vaga.
Apoio Técnico
4.1. Compreende-se como perfil de candidatos(as) ao processo seletivo deste edital aquele(a)s que:
4.1.1. Tenham ensino médio completo;
4.1.2.Tenham experiência com organização de documentos,
levantamento bibliográfico, gestão de recursos hídricos
(desejável).
4.1.3. Possuam computador de uso pessoal e acesso à internet
em alta velocidade
4.2. São atribuições da(o)
bolsista:
4.2.1. Participar de todas as atividades necessárias para execução do Projeto;
4.2.2. Participar das reuniões de equipe para alinhamento dos trabalhos realizados e monitoramento dos resultados.
4.3. Será disponibilizada 1 (uma) vaga.
Apoio Técnico à Pesquisa
5.1. Compreende-se como perfil de candidatos(as) ao processo seletivo deste edital aquele(a)s que:
5.1.1. Tenham graduação
concluída em administração, pedagogia, psicologia ou áreas afins, com experiência em sistemas governamentais;
5.1.2. Tenham
experiência comprovada nas áreas de administração, gestão de projetos, políticas públicas e áreas correlatas;
5.1.3. Tenham
experiência comprovada em trabalhos com sistemas Próton e SEI com organização
de documentos nos sistemas, levantamento bibliográfico, gestão de dados e informações, conhecimento de trâmites para emissão de
passagens no sistema SCDP.
5.1.4. Possuam computador de uso pessoal e acesso
à internet em alta velocidade
5.2. São atribuições da(o) Bolsista:
5.2.1. Participar de todas as atividades
necessárias para execução do Projeto:
5.2.2. Participar das reuniões de equipe para alinhamento dos trabalhos realizados e monitoramento dos resultados.
5.3. Será disponibilizada 1 (uma) vaga.
2.
DA DEDICAÇÃO
AO PROJETO/REGIME
DAS ATIVIDADES
2.1. Para o desenvolvimento das atividades previstas os (as) bolsistas deverão dedicar:
Pesquisador Pleno 1 e Pesquisador Pleno 2
30 (trinta) horas de atividades semanais, distribuídas conforme Plano de Trabalho e previsão do projeto.
Bolsista de Graduação, Apoio Técnico e Apoio Técnico à Pesquisa
20 (vinte) horas de atividades semanais, distribuídas conforme Plano de Trabalho e previsão do projeto.
2.2. As atividades deverão ser realizadas de forma híbrida (atividades remotas e disponibilidade para atuar presencialmente na região do projeto, conforme necessidade)
3.DAS INSCRIÇÕES
3.1.
Antes de realizar a inscrição, o(a) interessado(a) em participar do
processo seletivo, que
recebe bolsa por outra instituição, deverá:
3.1.1. Verificar junto à referida
instituição, a possibilidade de acúmulo de bolsas.
3.1.2. Certificar-se de ter
disponibilidade de horário para exercício da função, conforme estipulado na
cláusula 2. DA DEDICAÇÃO AO
PROJETO/REGIME DAS ATIVIDADES.
3.2. O(a) candidato(a) deverá realizar
sua inscrição no período compreendido entre as 00h01min do dia 29/10/2024 e
as 23h59min do dia 04/11/2024.
3.3. Para efetivar a inscrição será necessário o envio, para o e-mail
recrutamento@fapunifesp.edu.br com cópia para diretoria.praepa@unifesp.br, de
comprovante de escolaridade, currículo lates e/ou vitae e carta de intenção com
até 2 páginas, em que se apresente a experiência desejável para a vaga (todos
os documentos deverão ser enviados em pdf).
3.3.1.
No campo assunto do e-mail, informar o NOME completo do(a) candidato(a), o
NÚMERO DESTE EDITAL (097/2024) e o CÓDIGO DA VAGA.
3.4. A não apresentação da documentação
exigida poderá ser motivo de desclassificação dos candidatos.
3.5. Os candidatos só poderão se
inscrever para uma das funções da cláusula 1. DESCRIÇÃO DAS VAGAS.
4. DA VERBA ORÇAMENTÁRIA, SUA DISTRIBUIÇÃO E UTILIZAÇÃO
4.1. Será atribuída, conforme especificado:
4.1.1 Bolsista Pesquisador Pleno 1: 1 (uma) bolsa mensal no valor de R$ 9.000,00 (nove mil reais), conforme a previsão orçamentária destinada para esta finalidade, por 3 (três) meses, correspondente ao período de 18 de novembro/2024 a 17 de fevereiro/2025..
4.1.2. Bolsista Pesquisador Pleno 2: 1 (uma) bolsa mensal no valor de R$ 4.822,25 (quatro mil, oitocentos e vinte e dois reais e vinte e cinco centavos), conforme a previsão orçamentária destinada para esta finalidade, por 3 (três) meses, correspondente ao período de 18 de novembro/2024 a 17 de fevereiro/2025.
4.1.3. Bolsista Graduação: 1 (uma) bolsa mensal no valor de R$ R$ 1.446,68 (um mil, quatrocentos e quarenta e seis reais e sessenta e oito centavos), conforme a previsão orçamentária destinada para esta finalidade, por 3 (três) meses, correspondente ao período de 18 de novembro/2024 a 17 de fevereiro/2025..
4.1.4. Apoio Técnico: 1 (uma) bolsa mensal no valor de R$ 1.200,00 (um mil e duzentos reais), conforme a previsão orçamentária destinada para esta finalidade, por 3 (três) meses, correspondente ao período de 18 de novembro/2024 a 17 de fevereiro/2025..
4.1.5. Apoio Administrativo: 1 (uma) bolsa mensal no valor de R$ 1.200,00 (um mil e duzentos reais), conforme a previsão orçamentária destinada para esta finalidade, por 3 (três) meses, correspondente ao período de 18 de novembro/2024 a 17 de fevereiro/2025..
4.2. O início das atividades/contratação ficará condicionado à liberação do recurso financeiro por parte do financiador do Projeto.
5. DAS CONDIÇÕES PARA ACEITAÇÃO DAS INSCRIÇÕES
5.1. Apenas serão aceitas as inscrições que obedecerem aos prazos e condições estipuladas neste Edital.
Não será permitida a alteração
e/ou a complementação
da documentação após a submissão do pedido de inscrição, ainda que dentro do prazo, em nenhuma hipótese.
5.2. É vedado o pagamento de bolsa prevista neste edital para candidato(a)
selecionado(a) que tenha parentesco em linha reta, colateral ou por afinidade até o terceiro grau com a equipe
de coordenação do projeto objeto
deste edital.
5.3. É vedada
a contratação de bolsista, bem como o pagamento da bolsa prevista neste edital, a candidato
selecionado, de
nacionalidade estrangeira, que não possua o visto de residência no Brasil (permanente
ou temporária) ou que tenha o visto em questão com o prazo de validade vencido, por ser
o mesmo de exigência
obrigatória.
6. DO PROCESSO DE
SELEÇÃO
6.1. A seleção
será realizada em
duas etapas,
que consistirão em:
6.1.1. Análise dos
currículos e cartas
de intenção dos(as)
candidatos(as).
6.1.2. Entrevista, que será realizada de forma virtual/eletrônica via google meet.
6.3. Para a etapa de entrevistas poderão ser convocados até 5 (cinco) candidatos por
vaga.
6.4. O não comparecimento à etapa de entrevistas acarretará, automaticamente, a desclassificação do candidato,
independentemente do motivo alegado.
7.DO
CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO
Etapa |
Descrição |
Caráter/Detalhamento |
Período |
1ª fase |
Análise
curricular |
Classificatória e eliminatória |
06/11/2024 |
2ª fase |
Convocação para
Entrevista |
Divulgação e Convocação dos Candidatos para 2ª fase |
06/11/2024 |
3ª fase |
Entrevista |
Classificatória e eliminatória |
07/11/2024 |
4ª fase |
Resultado
preliminar |
Divulgação dos candidatos aprovados antes da etapa de
recursos |
08/11/2024 |
5ª fase |
Recursos |
Solicitação de reconsideração do resultado preliminar |
11/11/2024 |
6ª fase |
Resultado pós
recursos |
Divulgação da listagem final de candidatos aprovados |
12/11/2025 |
7.1. O presente processo
seletivo será válido
por 5 (cinco) meses, contados a partir da data de publicação deste Edital.
7.2. O contrato do bolsista poderá ser prorrogado, mediante interesse da instituição e disponibilidade de recurso financeiro adicional, hipótese em que haverá retificação do prazo de contratação definido neste edital.
7.3. O valor da bolsa somente conseguirá
ser reajustado se houver disponibilidade de recursos financeiros, alteração do
plano de trabalho e aprovação do órgão financiador, hipótese em que poderá ser
analisada a retificação do valor da bolsa definido neste edital.
7.4. As
atividades terão início em 18/11/2024 e término em 17/02/2025, condicionado à liberação do recurso
financeiro por parte do financiador do Projeto.
8.
DOS RECURSOS
8.1. Os recursos referentes ao resultado do processo de seleção deste Edital deverão ser enviados para o endereço eletrônico fap@fapunifesp.edu.br em até 01 (um) dia útil a partir da data de divulgação do resultado. No campo ASSUNTO da mensagem, o(a) candidato(a) deverá identificar: Recurso para processo seletivo – PROJETO “Aplicação da Metodologia de rastreamento da capacidade de resiliência climática em planos setoriais e temáticos — Water Resilience Tracker”, EDITAL N° 109/2024. Os recursos serão avaliados pela Comissão de Seleção, que decidirá pelo deferimento ou indeferimento do mesmo. Não caberá recurso contra a decisão da Comissão.
8.3. Não será aceita interposição de recursos por outros meios não especificados neste Edital.
9.
DA CONCESSÃO DA BOLSA
9.1. O(a) candidato(a)
selecionado(a) deverá assinar Termo de Concessão de Bolsa, que será
disponibilizado pela FapUnifesp.
9.2. Para elaboração do Termo, logo após a publicação do Resultado Final, os(as) candidatos(as) aprovados(as), deverão providenciar a documentação, as declarações e os formulários constantes do link https://fapunifesp.edu.br/bolsistas e enviá-la para o e-mail do Projeto: diretoria.praepa@unifesp.br.
9.3. É obrigatório que a conta do(a) bolsista seja conta corrente ou poupança, nominal do(a) beneficiário(a), ativa no Banco do Brasil.
9.4. O(a) candidato(a) que não for correntista do Banco do Brasil poderá solicitar abertura junto a este, por meio de carta, fornecida pela FapUnifesp, mediante
solicitação, e indicar os dados bancários para o recebimento dos pagamentos após sua
seleção
neste
Edital.
10.
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
10.1. As informações prestadas, bem como as documentações apresentadas, serão de inteira responsabilidade
do(a) solicitante.
10.2.
A inscrição pressupõe a concordância com
todos os itens
deste
Edital.
10.3. Esclarecimentos e informações adicionais sobre o conteúdo
deste edital podem ser
obtidos por meio do e-mail: recrutamento@fapunifesp.edu.br
10.4. A Comissão Avaliadora reserva-se o direito
de resolver os casos omissos e as
situações
não previstas no presente edital.
10.5. A qualquer tempo o presente Edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou
em parte, seja por decisão unilateral da Unifesp e/ou da FapUnifesp, sem que isso
implique direito à indenização ou reclamação
de qualquer natureza.
10.6. A bolsa é destinada
exclusivamente ao desenvolvimento de atividades de apoio institucional
ao projeto e não implicará, sob
hipótese alguma, em vínculo empregatício.
10.7. Eventual suspeição ou impedimento do(s) membro(s) que compõe(m) a Comissão Avaliadora, deverá ser declarada pelo(s) mesmo(s), antes da realização da análise curricular
e entrevista do candidato.
11. DA PRIVACIDADE E PROTEÇÃO
DE DADOS PESSOAIS
11.1. As
partes concordam que qualquer atividade de tratamento envolvendo dados pessoais
somente será realizada na medida necessária para a execução do objeto da
prestação de serviços deste Edital, em conformidade com a legislação vigente
sobre Proteção de Dados Pessoais e as determinações de órgãos
reguladores/fiscalizadores sobre a matéria, em especial, a Lei nº 13.709, de 14
de agosto de 2018, bem como as demais normas aplicáveis.
11.2.
Os dados pessoais coletados para inscrição neste Edital incluem, mas não se
limitam às informações necessárias para a execução do objeto do Contrato e têm
a finalidade de execução do Contrato, conforme disposto no artigo 7º, inciso V,
da Lei nº 13.709/2018 e poderão ser compartilhados com entes parceiros e/ou
agentes públicos para fins de prestação de contas.
11.3. Disposições
específicas relativas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) poderão ser
dispostas na Política de Privacidade da FAP.
11.4.
Dúvidas, questionamentos e requisições relativas à privacidade e a proteção de
dados dos titulares que participam deste Edital poderão ser sanadas por seu
Encarregado de Proteção de Dados (DPO) da FAP, Sr. João Vitor
Finotti, através do e-mail: dpo@fapunifesp.edu.br.
A FapUnifesp torna público o resultado final, após conclusão da fase de recursos:
Pesquisador Pleno 1 - PESQ_1 (Brasília)
TITULAR
Sandra Milena Vélez Echeverry
Pesquisador Pleno 2- PESQ_2
TITULAR
Michael Becker
SUPLENTE
Francine Lopes Fernandes
Bolsista de Graduação - GRADUAÇÃO
TITULAR
Maurício de Sena Monteiro
SUPLENTE
Mayara de Carvalho Ramos
Apoio Técnico - APOIO_TEC
TITULAR
Janaina Rusteika
SUPLENTE
Vinícius Lima
Apoio Técnico à Pesquisa - APOIO_TEC_PESQ
TITULAR
Lêda Guimarães de Araujo Amorim
SUPLENTE
Thais Stephanie da Costa
FapUnifesp torna público o resultado preliminar, após conclusão das fases do processo seletivo para contratação de Bolsistas:
Sandra Milena Vélez Echeverry
NÃO COMPARECEU
Luiz Gustavo Fernandes Julião
Pesquisador Pleno 2- PESQ_2
TITULAR
Bolsista de Graduação - GRADUAÇÃO
TITULAR
Maurício de Sena Monteiro
SUPLENTE
Mayara de Carvalho Ramos
Apoio Técnico - APOIO_TEC
TITULAR
Janaina Rusteika
SUPLENTE
Vinícius Lima
Apoio Técnico à Pesquisa - APOIO_TEC_PESQ
TITULAR
Lêda Guimarães de Araujo Amorim
SUPLENTE
Thais Stephanie da Costa
Convocamos
os (as) candidatos (as) a seguir, para a fase de entrevistas que será realizada
no dia 07/11/2024, nos horários especificados.
As
entrevistas serão realizadas por vídeo conferência, através da plataforma
Google Meet:
CANDIDATO |
CÓDIGO DA VAGA |
HORÁRIO |
Link da videochamada |
Michael Becker |
PESQ_2 |
10h:00min |
|
Francine Lopes Fernandes |
PESQ_2 |
10h:10min |
|
Janaina Rusteika |
APOIO_TEC |
10h:20min |
|
Vinícius Lima |
APOIO_TEC |
10h:30min |
|
Thais Stephanie da Costa |
APOIO_TEC_PESQ |
10h:40min |
|
Lêda Guimarães de Araujo Amorim |
APOIO_TEC_PESQ |
11h:00min |
|
Maurício de Sena Monteiro |
GRADUAÇÃO |
11h:10min |
|
Mayara de Carvalho Ramos |
GRADUAÇÃO |
11h:20min |
|
Sandra Milena Vélez Echeverry |
PESQ_1 |
11h:30min |
|
Luiz Gustavo Fernandes Julião |
PESQ_1 |
11h:40min |